Eu quero dizer a você que eu sei do seu sofrimento, da sua dor. E é impressionante e lindo que a primeira característica da intercessão não é a oração por quem precisa, mas é o sofrimento por quem precisa.
O intercessor é alguém que sofre com aquele que necessita da oração, que precisa da graça de Deus. Sim, o intercessor é alguém que sofre!
Você se lembra bem daquela passagem em que Jesus já havia percorrido todas aquelas regiões próximas a Cafarnaum, pregando a Palavra, curando e libertando (isso está em Mateus 9). E terminando aquele giro que Cristo fez por aquelas cidades, diz o Evangelho, que Ele ficou com o coração despedaçado. Ele foi tomado de compaixão e disse: "Esse povo é como ovelhas sem pastor". A primeira coisa de um intercessor é isso: é sofrer "junto", é sofrer "com". E é também sofrer "por causa de". Então você esposa, que sofre tanto por causa do seu marido, você filho ou filha que sofre tanto por causa do seu pai, saiba que esse sofrimento que você enfrenta, essa dor que talvez seja contínua (porque a situação continua), está fazendo de você um intercessor, uma intercessora.O que hoje o Senhor está dizendo a você é: "Não jogue fora esse sofrimento! Não jogue fora essa dor!"; porque, infelizmente, muitas vezes, nós o jogamos fora. Nós estamos sofrendo tanto e a coisa não muda... E não aproveitamos isso. Ao contrário: justamente porque você está com o coração despedaçado, você já tem a condição fundamental para interceder, para pedir ao Senhor, para pedir do jeito de Moisés.O bonito é que na hora em que Moisés (intercedeu pelo povo: cf. Ex. 32,11, 31 e 33) pediu assim, Deus mudou totalmente de ideia. O Senhor encheu-se de misericórdia, perdoou aquele povo. Voltou atrás naquilo que havia dito. [...]O Senhor está presente na sua casa. Muitas vezes, nós pensamos –, pelo fato de estarmos sofrendo muito, pelo fato da confusão no nosso lar ser muito grande, pelo fato de sentirmos que os problemas são muito graves e humanamente insolúveis –, que Deus não está em nossa casa. Não! Pelo contrário! Veja bem: não é o Senhor que causa esses problemas. Não! Quem causa esses problemas é aquele, que é causador de problemas, ou seja, o inimigo. Não é Deus não!Muitas vezes, infelizmente, nós até jogamos a culpa em Deus como se Ele fosse o culpado de tudo isso, como por exemplo, do seu marido ser assim. E mesmo que você acredite que o Senhor não seja o culpado pelo seu marido ser desse jeito, talvez você, de certa maneira, tenha um sentimento de que o Senhor poderia mudá-lo [seu marido]... Só que Ele não o faz. Só que Deus não muda o seu esposo. Só que você pediu tanto, sofreu tanto, e seu marido não mudou ainda... Então você pensa que o Senhor está longe. Que Ele se esqueceu de você e abandonou a sua casa. Não, ao contrário: Deus está na sua casa. E uma coisa que nós temos de compreender: a graça de Deus nos cerca.
Trecho da pregação "Não desanime na intercessão" de monsenhor Jonas Abib
Nenhum comentário:
Postar um comentário